sábado, 15 de janeiro de 2011

Obesidade associada ao câncer renal

Estudo Nacional sobre o Câncer Renal (Encare) realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam a hipertensão e a obesidade em 46% e 18% dos casos de câncer de rim respectivamente como os principais fatores de risco.


As causas do surgimento do câncer de rim não são totalmente conhecidas. Entretanto, fatores como cigarro, obesidade, herança genética e hipertensão consistem em fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

“Por isso quando um paciente faz uma cirurgia de obesidade, como por exemplo, o bypass intestinal, não esta tratando apenas a obesidade, mas também se prevenindo de diversas doenças, pois com a perda do peso ele deixa de ter a obesidade como fator agravante”, disse o médico cirurgião Dr. Luiz Cezar Bonanato.

Muitas vezes a pessoa começa a perder peso e ter febre. No entanto, não dá a devida atenção por conta de seu dia a dia e continua a sua rotina. Até o momento em que aparece outro sintoma como dor abdominal. Imagina ser uma infecção de algo que comeu algum tempo atrás. Decide ir ao médico que pede exames. Após avaliá-los, o especialista diagnostica como câncer de rim.

Com diagnóstico precoce, o percentual de cura dos portadores de câncer de rim aumenta em mais de 80%.

Embora a obesidade não é apenas uma questão estética, é uma doença que em muitos casos tem relação com o surgimento ou agravamento de outras, a obesidade tem tratamento.

Aqui neste blog você pode ver algumas opções de cirurgias e dicas de alimentação.

Saiba mais acessando http://www.cirurgiadointestino.com.br/

Fontes: Revista Fator e http://www.cirurgiaobesidade.med.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário