quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Perguntas dos internautas respondidas pelo Dr. Bonanato

Nesta página você poderá ler algumas perguntas enviadas por e-mail sobre o bypass intestinal. Essas respostas poderá sanar muitas das suas dúvidas e se ficar alguma pode enviar sua pergunta por comentário ou através do e-mail pautasefotos@gmail.com


Antes de responder as perguntas segue uma explicação rápida do que é o bypass intestinal:

O princípio da cirurgia é fazer com que a comida que chega ao estômago (local onde os alimentos não são absorvidos, portanto não engorda), chegue rapidamente no intestino grosso (onde também não engorda), passando por todo o intestino fino apenas os nutrientes necessários para uma vida saudável.

Para isto, é feito um desvio no intestino delgado (é nele que os alimentos são absorvidos), ou seja, a comida passa a ter dois caminhos: um curto (atalho) que fará a pessoa emagrecer e um mais longo onde são absorvidas as vitaminas e elementos necessários para a pessoa.

O que definirá o quanto de alimento irá pelo desvio é um calculo que é feito pelo médico em entrevista com o paciente.

A ingestão de água com as refeições impulsiona boa parte do alimento a ir pelo desvio.

O emagrecimento se faz porque o organismo irá absorver menos, porém absorve tudo o que é necessário para uma vida saudável.

Nesta cirurgia o paciente emagrece comendo normalmente.
Não causa diarréias porque o alimento ainda fica um bom tempo no intestino grosso até formar o bolo fecal.

Intestino antes da cirurgia - Intestino depois da cirurgia

Agora que você já sabe um pouco sobre a cirurgia do intestino vamos para as perguntas dos internautas.


Após a cirurgia a mulher pode engravidar normalmente?Por ter que fazer força, gostaria de saber se o parto pode ser normal?  (Maria Paula – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato:  Sim! Após a cirurgia a mulher pode engravidar normalmente, aliás, após o emagrecimento a gravidez correrá muito melhor para a mãe e o bebê. Em relação ao parto ele pode ser natural ou cesariana conforme a indicação do obstetra.

Que tipo de exames são necessários para se realizar a cirurgia? (Pedro – Campinas/SP)
Dr. Bonanato: Para fazer a cirurgia é necessário fazer uma bateria de exames esta relação esta disponível no site: http://www.cirurgiaobesidade.med.br/website/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=35&Itemid=80

Como é a dieta após a cirurgia? (Regina – Santos /SP)
Dr. Bonanato: Após a cirurgia tem uma dieta líquida de 15 dias e os alimentos sólidos são introduzidos aos poucos conforme a orientação da nutricionista. É uma dieta que dá pra seguir tranquilamente e o paciente não vai passar fome e nem falta de nutrientes para o dia-a-dia.

É verdade que eu vou poder comer de tudo à vontade e nunca mais vou engordar? (Rogério – Salvador/BA)
Dr. Bonanato: O paciente que faz uma cirurgia de obesidade deve estar consciente de que não existe milagre. Dizer que com o bypass você vai comer exageradamente e não irá engordar, isso é mentira.
Como o bypass não mexe no estômago o paciente que comer um pouco mais não irá vomitar como na cirurgia do estômago.
Mas em qualquer técnica é preciso uma re-educação alimentar, para ter uma vida saudável, com essa cirurgia do intestino você terá mais facilidade para isto.

Após o bypass vou poder praticar atividades físicas, academia, por exemplo? (Renata – Rio de Janeiro/RJ)
Dr. Bonanato: Sim, você poderá ter uma vida normal e fazer atividade física só vai ajudar no seu condicionamento e na sua saúde.

Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia? (Antonia – Belo Horizonte/MG)
Dr. Bonanato: Para fazer a cirurgia o paciente deve estar com pelo menos 20 quilos acima do peso ideal.
Existem pessoas que não estão obesas, mas tem diabetes, pressão alta, neste caso o médico irá avaliar se a cirurgia pode ser realizada, geralmente sim.

Esta cirurgia cura o diabetes tipo 2? (Maria – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato: Sim, muitos pacientes recorrem a esta técnica e tem sucesso contra o diabetes tipo II.

Eu não quero fazer a plástica no abdômen, esta cirurgia pode ser feita por vídeo? Quanto tempo de internação? (João – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato: A cirurgia pode ser realizada por vídeolaparoscopia, e o tempo de internação é o mesmo para quem faz com a abdominoplastia que são 3 dias.

Como é a Cicatriz? (Cristina – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato: A cicatriz é a mesma de uma abdominoplastia e para quem faz por vídeo a cicatriz é praticamente inexistente.

Tive um filho recentemente, quando tempo tenho que esperar para operar? (Luiza – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato: Você pode operar desde que não esteja mais amamentando.

Antes e após a cirurgia existe algum acompanhamento nutricional? (Roberto – São Bernardo do Campo/SP)
Dr. Bonanato: Sim, uma nutricionista acompanha todo o processo pós-cirúrgico e também o emagrecimento.

Posso usar meu plano de saúde para fazer a cirurgia ou  pelo menos pagar o hospital? (Cleber – Limeira/SP)
Dr. Bonanato: O plano de saúde pode ser usado para fazer os exames, quando a cobertura do hospital depende de cada plano.

Após a cirurgia, em quantos dias posso voltar a fazer minhas atividades normais? (Cássia – Guaratinguetá/SP)
Dr. Bonanato: Se a cirurgia for feita por vídeo em 1 semana você pode voltar a fazer todas as suas atividades.
Se foi feita com a plástica, no dia seguinte você pode fazer caminhadas leves, para dirigir em torno de 15 a 20 dias e para exercícios físicos depende da recuperação da plástica, o médico vai orientando o paciente conforme a evolução.

Qual a idade mínima para fazer a cirurgia? (Joana – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato: Geralmente em torno de 18 anos, mas existem casos de pacientes muito obesos de 15, 16 e 17 anos que já tem a indicação da cirurgia. Cada caso tem que ser avaliado individualmente.

Quais os riscos desta cirurgia?  (Conceição – São Paulo/SP)
Dr. Bonanato: São os mesmo de qualquer cirurgia de obesidade, a adaptação é mais tranqüila que uma cirurgia de estômago. É preciso que o paciente faça os exames e seguir as orientações médicas e tirar todas as suas dúvidas para estar seguro antes da cirurgia.

As perguntas foram respondidas pelo Dr. Luiz Cezar Bonanato.
Mais informações acesse o site: http://www.cirurgiadointestino.com.br/

7 comentários:

  1. Cezar Bonanato é meu cirurgião-geral há quase 30 anos. Já operou um monte de coisas em mim e também na minha irmã e meu pai. Posso atestar que é um médico extremamente competente. Dr. Cezar, parabéns pelo destaque nas cirurgias da obesidade! Abraços meus e da família toda.

    ResponderExcluir
  2. Dr. boa noite é possivel fazer o by pass intestinal sem colocar o anel de cilicone na parte mais longa do intestino,pois falaram que se por acaso o paciente engolir um pedaço solido de alimentos maior que um grão de café,pode entopir a passagem do estreitamento do intestino e isto pode causar serios problemas,inclusive a morte, isto é verdade, obrigado e ate mais...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos elogios Regina, fico feliz em saber que você esta bem.

    Sobre o comentário de engasgar com alimentos, isso não é verdade. O risco de engasgar é o mesmo de uma pessoa normal, até porque além da mastigação, os ácidos do estômago ajudam a dissolver o alimento. A pessoa que faz a cirurgia pode comer carnes e outros alimentos normalmente.

    ResponderExcluir
  4. DR QUAL A DIFERENÇA DE PREÇO SEM A PLASTICA?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Dr. gostaria de saber quanto uma pessoa deixa de absorve os alimentos depois de fazer o bypass intestinal, por ex: uma pessoa obesa absorve 100% dos alimentos e uma pessoa operada do bypass intestinal e se não mastigar os alimentos a perigo de dar enrosco no anel de silicone.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde tenho 52anos sou muito triste com meu peso, estou com 84kg e gostaria de ficar felis perdendo 20kg tive uma depressa quando ganhei minha filha, e não consegui esmagresser mais isso foi a 22anos atras, como posso fazer para esmagresser mim ajude, pois conheci essa cirurgia atraves do programa da mulheres na gazeta, com katia fonseca

    ResponderExcluir
  7. Quem fez cirurgia bariátrica, pode fazer esse procedimento do bypass?

    ResponderExcluir